SAJ: Golpistas invadem Instagram para postar anúncios falsos de produtos

Em contas utilizadas por policiais, os criminosos anunciam vendas de armamento, coletes e munições. Os produtos oferecidos pelos criminosos estão abaixo do preço real de mercado

Produtos oferecidos pelos bandidos estão abaixo do preço real de mercado / Imagem: Redes Sociais

Golpistas tem invadido contas no Instagram para anunciar produtos nos stories. O novo golpe vem trazendo prejuízos a usuários das redes sociais em Santo Antônio de Jesus e região.

Sem desconfiar, amigos e familiares fazem transferências par o golpistas, que anunciam produtos abaixo do preço real de mercado. Em contas utilizadas por policiais, os criminosos anunciam vendas de armamento, coletes e munições.

Em contato com o Blog do Valente, vítimas reclamaram que há uma demora na resposta das redes sociais para recuperar o perfil, e assim avisar aos amigos. Nas agências bancárias a queixa está na recuperação de valores, que muitas das vezes foram transferidos via PIX.

Os golpistas publicam stories oferecendo celulares, geladeira, televisão e videogames. A narrativa é que ela estaria se desapegando desses produtos, por isso o preço mais em conta.

Os leitores do Blog do Valente relataram diversos casos ocorridos com eles. O relato mais recente aconteceu no último domingo(9), onde a vítima disse que inocentemente enviou um código para o Instagram de um amigo, que já tinha sido hackeado sem ele saber. Através desse código os criminosos conseguiram ter acesso a sua conta, que foi recuperada no turno oposto do ocorrido. A vítima também disse que ao chegar para dar queixa na delegacia, se deparou com uma pessoa que já havia caído no golpe de vendas através do seu perfil.

Vale salientar, que algumas pessoas que caíram nesse golpe relataram também que só conseguiram recuperar a conta após intervenção de um profissional advogado qualificado na causa.

Para se ter uma ideia, enquanto o iPhone 12 Pro Max de 256 GB é vendido por mais de R$ 8,3 mil no varejo, os bandidos ofereceram o aparelho por R$ 4,8 mil nos Stories da diretora.  Acreditando se tratar de uma oferta imperdível, amigos e familiares acabaram fazendo a transferência.

O Instagram, em comunicado oficial disse que trabalha na implementação de recursos para barrar o acesso de hackers a contas de terceiros . A rede social também disse fazer campanhas educativas de identificação e prevenção a esse tipo de ataque e investe em ferramentas e processos para a recuperação de contas da plataforma.

Para evitar invasões por bandidos, o Instagram recomenda que todo mundo ative a autenticação de dois fatores, evite clicar em links desconhecidos e não compartilhe códigos de acesso recebidos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia