Mãe denuncia falta de atendimento à filha de 5 anos em Unidade de Saúde, na zona rural de SAJ

Foto: reprodução

 

Uma mãe denunciou ao Blog do Valente sobre a falta de atendimento à filha de 5 anos em Unidade de Saúde, na zona rural de Santo Antônio de Jesus.

De acordo com informações relatadas, a criança chegou acompanhada da mãe que solicitou atendimento médico, após a filha ter passado mal durante a noite, sem melhoras pela manhã. A atendente informou que o atendimento só é realizado mediante agendamento, mas vendo a situação da criança, solicitou que a mãe falasse com o médico para que ele pudesse liberar o atendimento e consequentemente o preenchimento da ficha.

“Foi solicitado ao médico o atendimento e explicado que era uma criança de 5 anos que não tinha passado bem naquela noite e precisava de atendimento médico naquele momento. Ele simplesmente respondeu que não iria atender a criança.”

A mãe da criança também disse que o médico foi informado de que a menina tinha sido atendida dois dias antes na UPA da cidade e que o quadro havia piorado.

“O médico se recusou mais uma vez e batendo na mesa disse que não iria atender, que era para procurar o Hospital Regional ou UPA novamente.”

Ainda de acordo com a denunciante, o médico não realizou nem a solicitação de encaminhamento para outra unidade.

“É um absurdo essa situação, sei que por direito, minha filha tinha que ter sido atendida. Consegui um carro para levar ela, mas se eu não tivesse conseguido, como ficaria essa situação? Moro na zona rural e precisamos de transporte para chegar ao HRSAJ ou UPA. O médico nem se propôs a imaginar a logística de deslocamento que teríamos que está realizando para ir até Santo Antônio de Jesus, com atendimento que poderia ser realizado na comunidade.”

A mãe da criança solicita que os órgãos competentes revejam a postura tomada pelos profissionais de saúde da comunidade, já que a lei o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura atendimento através do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.

Vale ressaltar que esse já é a segunda denúncia recebida, nesta semana, no Blog do Valente. Na segunda-feira(16), um pai denunciou a falta de atendimento para o filho no posto de saúde do Alto Santo Antônio. (Veja aqui)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia