Caso Guilherme: críticas durante apresentação de TCC em faculdade de Salvador teria sido estopim para morte de jovem santoantoniense

Foto: reprodução

Após ter sido encontrado morto em Salvador, cidade que residia e cursava direito pela Faculdade Baiana de Direito, o jovem santoantoniense Guilherme Santos de Andrade foi sepultado na sexta-feira (08), em Santo Antônio de Jesus sob muita comoção de familiares e amigos. Guilherme era filho da professora Neusa, que por muito tempo lecionou no Colégio Santo Antônio, onde o mesmo também estudou.

A perda prematura do jovem Guilherme Santos, aos seus 24 anos, segue repercutindo também nas redes sociais. Acadêmicos da mesma faculdade, discentes e mais profissionais da área tem “pedido justiça” pela morte do garoto.

Segundo informações de colegas de sala, Guilherme teria tirado sua própria vida durante a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Durante a apresentação, uma professora teria feito duras críticas, desmerecendo, segundo informações, toda a carreira acadêmica do jovem.

Caso você esteja ou conheça alguém em situação de depressão, ligue gratuitamente para o Centro de Valorização a Vida (CVV) pelo número 188.

Ainda não se sabe o teor das conversas, uma vez que a gravação não foi disponibilizada pela instituição. Mas as palavras teriam sido tão duras, que o estudante não suportou a pressão. Nas redes sociais os alunos relatam que, após ouvir as duras críticas, o aluno teria desligado a câmera e se atirado do prédio que residia, colocando fim a uma carreira brilhante até aqui. Descrito como inteligente, Guilherme já havia sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O nome da faculdade chegou a figurar entre os mais falados do Twitter em Salvador. Um dos pedidos dos amigos e familiares é de que a gravação do TCC, que foi apresentado on-line, seja disponibilizada na internet.

No Instagram, a faculdade emitiu uma nota de pesar e solidariedade ao aluno e disponibilizou um número para apoio psicopedagógico por parte da instituição. Neste espaço, em mais de 300 comentários, alunos, professores e colegas comentaram repudiando a ação da faculdade.

“Não adianta ter excelência no ensino jurídico e ter um corpo docente desprovido de humanidade com os discentes, inconstitucionalissimamente a postura desta IES!”, “Palavras frias. Igual tratam os alunos. Ridículos”. diz algum dos comentários.

Ao Blog do Valente, a Faculdade Baiana de Direito enviou uma nota de esclarecimentos, na qual disse que “a avaliação foi revista pela instituição e sob ponto de vista técnico pedagógico, e respeitou todos os ritos acadêmicos”. Segue no final da matéria, a nota na íntegra.

No Twitter, alunos duvidam que a faculdade venha tomar algum posicionamento.

Guilherme tinha 24 anos, é natural e estudou em Santo Antônio de Jesus, deixa um filho e muitos amigos.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188

Veja mais alguns comentários abaixo.

 

12
11
10
9
8
7
6
5
4
3
2
1

Texto com colaboração de Lindaiara Conceição (Jornalista DRT 4868)

Atualização:

A Faculdade Baiana de Direito enviou ao Blog do Valente uma nota de esclarecimentos na manhã de segunda-feira(11). Segue abaixo na íntegra:

Esclarecimentos da Faculdade Baiana de Direito

É com pesar que a Faculdade Baiana de Direito confirma o falecimento do estudante Guilherme Santos de Andrade, que sensibilizou a toda comunidade acadêmica com sua partida precoce.

Lamentamos que a vida do estudante tenha chegado ao fim e compartilhamos com a dor da sua partida. Guilherme cursava o último semestre de Direito. Ele sempre foi visto pelos professores e funcionários, como como aluno comprometido e dedicado.

O aluno apresentou o TCC, fase importante de avaliação para conclusão de qualquer curso superior. Durante a banca, seguindo os procedimentos regulamentares, os professores avaliaram o trabalho de forma técnica, apresentaram considerações, sugestões de melhoria e se colocaram à disposição para futuros ajustes.

A avaliação foi revista pela instituição e sob ponto de vista técnico pedagógico, e respeitou todos os ritos acadêmicos. A gravação foi retirada da plataforma para preservar o momento e a memória do aluno.

A instituição colocou os profissionais do Núcleo de Apoio Psicopedagógico à disposição dos colegas e familiares, de Guilherme, decretou luto e suspendeu as atividades por três dias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia