SAJ: representantes de entidades falam sobre formação do Conselho Comunitário de Segurança Pública

conselho

Santo Antônio de Jesus vai receber o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).

Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Andaiá FM, na manhã desta quarta-feira (20), a capitã Iza Carla explicou que o Conselho que está em fase de formação, é uma entidade privada de interesse social e sem fins lucrativos.

“É formado por três segmentos: o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria que é composta por treze membros. Todos que fazem parte do Conselho são voluntários, ou seja, não há remuneração”, disse ao radialista Léo Valente.

De acordo com ela, o Conseg visa atuar como articulador da comunicação entre as forças de segurança e comunidades.

“É a Diretriz nacional número 5 de polícia comunitária. Tem um papel importantíssimo no Funcionamento e planejamento das ações das forças de segurança”, pontuou.

Segundo Márcio Leandro, o Comitê Institucional de Segurança Pública resolveu apoiar a implantação do Conseg por entender como uma maneira de ouvir melhor a comunidade, “a comunidade vai trazer para o conselho as demandas”.

Para Marcos Lessa, o Conseg é um conselho bastante distinto dos demais.

“É um conselho que, além de participar das questões de segurança pública, pode formar patrimônios, vai ter CNPJ, Receita, busca formar ações preventivas que auxiliam a segurança pública”, frisou.

O presidente da OAB SAJ, Valter Almeida falou sobre quem pode compor o Conselho.

“Pessoas maiores e capazes. A ideia é que o Conselho seja composto por entidades para poder pensar nos problemas da segurança pública em conjunto, pensar como algo comunitário”, salientou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia