Terceiro infectado por varíola do macaco na Bahia passou em SAJ

Terceiro caso de infecção por varíola do macaco foi confirmado pela Sesab nesta quarta-feira (20) e esteve em passagem recente em Santo Antônio de Jesus 

Terceiro infectado por varíola do macaco na Bahia passou em SAJ

Terceiro caso de infecção por varíola do macaco foi confirmado pela Sesab nesta quarta-feira (20). Segundo  informações divulgadas pela TV Bahia, o paciente esteve em passagem recente em Santo Antônio de Jesus e em Camaçari.

Conforme nota divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde, o paciente é um homem de 31 anos,  residente em Salvador  iniciou os sintomas há aproximadamente uma semana. Ainda não se sabe como ele contraiu a doença.

O homem apresentou febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. Ele não precisou de hospitalização e segue em isolamento com boa evolução em domicílio.

A varíola do macaco se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

  • Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;
  • Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia