SAJ: moradores do Minas do Sapé, Gameleira e Cuscuz denunciam falta de dentista há quase um ano

Foto: internauta Blog do Valente

Moradores das comunidades de Minas do Sapé, Gameleira e Cuscuz, em Santo Antônio de Jesus, procuraram a Redação do Valente para denunciar que estão há cerca de um ano sem atendimento de dentista nas localidades, de modo que precisam se deslocar até a comunidade do Cocão para serem atendidos.

“Nós moradores do Cuscuz, Mina do Sapé e Gameleira temos que tá se deslocando daqui para o Cocão para poder ir ao dentista e muitos não têm trasporte, tem que ir andando ou fica até sem ir. Queremos uma solução”, denunciam.

Segundo uma moradora, equipamentos do gabinete do dentista estão quebrados e por este motivo os atendimentos foram suspensos. Ela também informou que a prefeitura tem conhecimento da situação, mas até o momento não houve solução para o problema.

“Há um ano foi inaugurado o gabinete da dentista e em seguida esse gabinete veio a quebra novamente. O pessoal já tá ciente e ninguém faz nada. Moradores já ligaram várias vezes para lá e ninguém vem se quer olhar para consertar”, disse a mulher.

Outro ponto de reclamação dos moradores é a quantidade e o horário dos atendimentos, que segundo eles, é até às 13h. “Temos atendimento médico na quinta-feira e é só até uma hora da tarde. Só pode atender 15 pessoas, isso é um absurdo um dia só na semana e para atender 3 localidades e até uma hora da tarde”, reclamou uma denunciante.

Ao Blog do Valente, a secretária de saúde, Ariana, explicou que a unidade satélite da USF Cocão foi inaugurada há um ano com implantação de cadeira odontológica e disse que acontece rodízio de profissionais para atendimento.

“A UBS Mina do Sapé por ser unidade satélite, acontece o rodízio de profissionais para atendimento, daí apenas ter o atendimento médico uma vez por semana. Anteriormente o médico atendia 20 atendimentos por dia, porém ele saiu porque foi embora para outra cidade, contratamos agora em janeiro outra médica que para criar o vínculo com a comunidade e conhecer os pacientes (caso a caso) reduziu para 15, porém já estamos em fase de contratação de outra médica que vai atender as zonas rurais mais populosas”, comentou.

Em relação a falta de medicamentos, a secretária negou a denúncia e afirmou que pode acontecer faltas pontuais.

“Mas não de todos, os da rede básica está disponível nas unidades. Solicitei ao técnico para ir ainda hoje lá ver a cadeira odontológica, a dentista estava de férias e retornou essa semana, então acredito que seja uma situação de fácil resolutividade. E estaremos empenhados em resolver esse problema o quanto antes”, frisou.

Ela salientou ainda que desconhece as ligações e quem tiver alguma denúncia ou elogios podem entrar em contato com a ouvidoria pelo (75) 98243-9292 ou pelo e-mail: [email protected].

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia