Morre dona Maria do Carmo, mãe de vítima da explosão na fábrica de fogos em SAJ

Morre dona Maria do Carmo, mãe de vítima da tragédia com fábrica de fogos em 1998 na cidade de Santo Antônio de Jesus.

O corpo será velado a partir das 8h30 desta segunda-feira (6) no Pax Regional e o sepultamento está previsto para às 15h.

D. Maria fazia parte do Movimento 11 de Dezembro que luta me busca de justiça pela tragédia que causou a morte de 64 pessoas.

O Blog do Valente se solidariza com familiares.

Entenda o caso

No dia 11 de dezembro de 1998, uma das fábricas, que funcionava na Fazenda Joeirana, na zona rural, explodiu causando a morte de 64 pessoas; outras seis tiveram ferimentos graves – queimaduras de 3º grau em 70% do corpo-, mas sobreviveram.

Na época, como o número de ambulâncias na cidade eram insuficientes e o município não possuía um centro para atendimento de pessoas com queimaduras, os moradores assumiram o resgate e o transporte das vítimas até a capital, Salvador, a 190 km de distância.

A fábrica de propriedade de Osvaldo Prazeres Bastos, estava registrada em nome de seu filho, Mário Fróes Prazeres Bastos.

Apesar de possuir registro junto ao Exército, ela operava há anos fora dos padrões exigidos pelas normativas internas. Após a tragédia, os atingidos se organizaram em torno do Movimento 11 de Dezembro para lutar por justiça.

As investigações revelaram uma série de irregularidades cometidas pelos donos da fábrica. Segundo o Ministério Público, os donos tinham ciência que a fábrica “era perigosa e poderia explodir a qualquer momento e provocar uma tragédia”.

A perícia da Polícia Civil constatou que a explosão foi causada pela “falta de segurança vigente no local, não somente em relação ao armazenamento dos propulsores e acessórios explosivos”.

A explosão da Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus resultou em quatro processos judiciais, nas áreas cível, criminal, trabalhista e administrativa, contudo, segue pendente a responsabilização trabalhista, criminal e cível pelos danos causados às trabalhadoras e seus familiares.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia