Renilda Barreto diz que Sec. de Educação de SAJ tinha pilhas de títulos de eleitores quando ela assumiu: “mandei incinerar”

Foto ilustrativa: reprodução

Após seu pedido de saída da Secretária de Educação de Santo Antônio de Jesus, Renilda Barreto, cedeu entrevista ao programa Andaiá Urgente da Rádio Andaiá FM na quinta-feira (20).

Durante quase 1h de entrevista, ela falou sobre diversos temas, mas uma das declarações da professora chamou bastante atenção. Renilda contou que ao assumir a pasta encontrou pilhas de títulos de eleitores nas dependências da Secretaria. Embora não tenha dito, a fala da secretária pode indicar que em algum momento houve um esquema de trocas de favores, por votos.

Barreto contou que indagou algumas vezes qual era o motivo do local ter tantos títulos de eleitores, mas foi informada que “era do processo seletivo”. Indignada e sem concordar com a situação, ela teria mandado os documentos serem queimados.

Veja a fala abaixo: 

“Quando cheguei na Secretaria encontrei pastas enormes com um monte de títulos de eleitor. Eu mandei jogar tudo fora e incinerar. Eu dizia: ‘Por que tanto titulo de eleitor? ‘Não isso ai é do processo seletivo’. Ai é falei: mas pra que tanto titulo de eleitor? Está pedindo também carteira de reservista? Então, eu notava praticas totalmente contrárias a minha conduta ética profissional como servidora pública que sempre fui”.

Outro ponto citado por ela, seria a prática de se travar algumas solicitações de professores, conforme fala professora. Situação que Renilda teria barrado quando assumiu em 2020. “Quando chegamos na Secretaria de Educação, quase duzentos professores tinha seus pleitos contidos, retidos. Era uma demanda reprimida enorme, porque havia antes da gente o cenário político: ‘votou em mim é atendido, tem pedido do vereador da minha base, o pedido é atendido, não é vai ficar com o pedido na gaveta”.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia