Casos suspeitos de Chikungunya lotam UPA de Santo Antônio de Jesus nesta sexta (19)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Urbis 3 em Santo Antônio de Jesus amanheceu lotada de pessoas com casos de Chikungunya.

Segundo o repórter Tino Alves da Rádio Andaiá FM, na manhã desta sexta-feira (19), diversas pessoas compareceram a UPA com sintomas de febre alta, dores intensas nas articulações, principalmente nas pernas e mãos.

Conforme os médicos, 30% dos pacientes que procuraram a UPA não chegam a ter sintomas.

Os casos de Chikungunya tiveram aumento expressivo neste ano de 2023. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 80 mil casos foram registrados até o final de abril. O órgãos iniciou uma campanha de prevenção no dia 4 de maio contra a dengue e a chikungunya.

Vale salientar que os sintomas de dengue, chikungunya ou Zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

O Ministério da Saúde informa que a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Para isso, é necessário evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, receber a visita do agente de saúde, são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia