“A prevenção é o principal meio de acompanhamento”, diz a endocrinologista Amanda Dias sobre o tratamento da diabetes

Foto: reprodução

Em entrevista ao Blog do Valente, a endocrinologista Amanda Dias, da UNIMED de Santo Antônio de Jesus, falou um pouco sobre a campanha nacional contra a diabetes, que ocorreu no mês de novembro, e se estendeu até o mês atual, com o intuito de conscientizar e tratar a população.

“A importância do tratamento da diabetes é fundamental. Hoje, o número de pessoas acometidas com diabetes vem aumentando drasticamente, então é importante a gente ter esse autocuidado e esse cuidado com os nossos pacientes”, disse a endocrinologista Amanda.

A respeito dos diagnósticos positivos da doença, a endocrinologista afirmou que com os tratamentos e medicações, é possível que o paciente tenha uma vida saudável, se cuidando e mantendo o acompanhamento corretamente.

“Fazendo o uso de medicações, com algumas privações na alimentação, com atividade física regular, ele vai viver normalmente”, afirmou.

Amanda afirmou que os pilares para o tratamento da diabetes são a alimentação e a atividade física, além de citar o açúcar como o principal vilão da doença, e outros alimentos que contém excesso de carboidratos. Segundo a endocrinologista, o tratamento com a insulina depende de cada paciente, assim como a dosagem específica diferencia de cada organismo.

“É um tratamento muito particular, de paciente pra paciente. A concentração de insulina que a gente vai usar, a dosagem é muito específica de paciente pra paciente”, afirmou.

Amanda aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre a importância de se prevenir da doença, e destacou que não só as mulheres devem ter essa preocupação, mas também os homens e as crianças podem ser acometidos com a diabetes.

“É importante que não só as mulheres, mas os homens e as crianças façam seus exames de rotina, que é através deles que a gente faz o diagnóstico. Os pacientes podem iniciar com quadro de emagrecimento, muita sede, mas é através dos exames de laboratório, de rotina que a gente mais identifica. Então é importante pra gente prevenir, e não ter que no futuro tratar. Então a prevenção é o principal meio de acompanhamento”, pontuou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia