Projeto de Iluminação Pública será instalado SAJ, afirma Secretário da Fazenda

Foto: Divulgação

 

Um projeto de iluminação pública está previsto para ser implementado em Santo Antônio de Jesus. O plano visa substituir todas as lâmpadas existentes por modernas tecnologias de LED, cobrindo tanto a zona urbana quanto a zona rural. Em entrevista ao radialista Léo Valente, o secretário da Fazenda de Santo Antônio de Jesus, Bernardo Júnior, disse que o projeto irá auxiliar na economia e na segurança pública do município.

O projeto teve início em 2019, quando o município aderiu ao edital de inscrição para os projetos de iluminação pública do Brasil. Atualmente, de acordo com o secretário, no estado da Bahia, alguns municípios já implantaram, como Feira de Santana e Alagoinhas, e outros estão em fase de implantação, como Camaçari.

“A partir daí desse momento, a gestão iniciou para tornar esse projeto de iluminação pública uma realidade para o município. O primeiro passo foi contatar a Caixa Econômica Federal, que é a responsável para estudo de viabilidade, e isso já vem sido feito desde o ano de 2021”, disse o secretário.

De acordo com Bernardo Júnior, o projeto de trata de uma PPP (Parceria Pública Privada) “como o estado fez com a Arena Fonte Nova”, explicou. “Então o setor público consegue num determinado tempo, para ser administrado por uma empresa privada”

“No consumo de energia elétrica, vai gerar em torno de 70% de economia, porque todas essas lâmpadas dos 12 mil pontos de iluminação pública que o município possui na zona urbana e rural, e todas essas lâmpadas serão trocadas por lâmpadas de lead, que consome menos energia e tem um prazo de vida útil maior”, ressalta.

Essa implantação vai ocorrer no leilão de 2025, no mês de abril, e a empresa terá um prazo de 12 meses para fazer a troca dessas lâmpadas. Isso gerará R$ 1 milhão por ano no município. Além disso, do benefício econômico, será melhorado também a segurança pública. “As ruas terão uma iluminação melhor, os nossos projetos tem iluminação específica para faixas de pedestres, imóveis públicos, como Prefeitura e Centro Cultural”.

A empresa vencedora da licitação ficará encarregada da administração da iluminação pública pelos próximos 13 anos. O projeto está aguardando votação na Câmara

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia