Médica ginecologista alerta para sinais que podem indicar que uma criança está sendo vítima de violência sexual

Drª. Marla Niag, Ginecologista Obstetra – Imagem: reprodução

Em entrevista ao Programa Levante a Voz desta quinta-feira (09), a Dra. Marla Niag falou a respeito de sinais de abuso sexual contra crianças e adolescentes e orienta sobre como agir diante da situação.

A médica ginecologista alertou para os sinais que podem indicar que uma criança está sendo vítima de violência sexual.

Alterações físicas e comportamentais são os principais indicadores de que algo está errado.

“É importante lembrar que nem sempre as crianças vítimas de abuso sexual apresentam sinais físicos ou comportamentais. No entanto, é crucial estar atento a qualquer alteração, pois ela pode ser um sinal de alerta”, diz.

Conforme a especialista, muitas crianças e adolescentes frequentemente não sabem como expressar o abuso que estão sofrendo.

A idade e o medo podem ser fatores que dificultam a revelação do abuso. Dra. Marla ressalta ainda que a internet também é um meio onde abusadores compartilham imagens e vídeos, tornando vital a vigilância online e a comunicação aberta com os jovens.

“Muitos casos ocorrem no ambiente doméstico, envolvendo pessoas próximas à vítima, como amigos dos pais, tios, padrastos ou até mesmo os próprios pais”, alerta.

A ginecologista aconselhou os pais e responsáveis a observarem atentamente qualquer mudança no comportamento das crianças, como isolamento, irritabilidade e reclusão, e destacou a importância da denúncia, que pode ser feita através do Disque 100. Ela ressaltou que um boletim de ocorrência não é obrigatório para buscar assistência em saúde.

“O mais importante é interromper o ciclo de violência e garantir o bem-estar das vítimas. É muito importante que pais, cuidadores e responsáveis mantenham um diálogo aberto com as crianças e busquem ajuda quando necessário, reforçando que a prevenção e a conscientização são fundamentais na luta contra essa forma de violência.”



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia