Urologista Dr. Luciano Peixoto tira dúvidas sobre disfunção erétil

Urologista Dr. Luciano Peixoto tira dúvidas sobre disfunção erétil – Imagem: reprodução

O urologista Dr. Luciano Peixoto, em sua participação no Programa Levante a Voz da manhã desta quinta-feira (18), falou sobre a disfunção erétil e suas implicações.

Segundo o urologista, que atende no Instituto de Urologia do Recôncavo (IUR), a disfunção erétil é um problema que afeta cerca de 40% dos homens a partir dos 40 anos de idade.

“Ela pode ser causada por diversos fatores, como diabetes e hipertensão não controladas. Além disso, a idade também desempenha um papel importante, com uma maior incidência à medida que as pessoas envelhecem”, disse.

Outras causas de disfunção erétil incluem problemas neurológicos, diminuição dos hormônios masculinos e depressão, que é uma causa bastante comum. “A ansiedade também desempenha um papel significativo, causando uma disfunção erétil psicogênica relacionada ao medo de desempenho sexual inadequado”, ressaltou.

Medicamentos como o Viagra e outros inibidores da fosfodiesterase-5 (PDE5) no tratamento da disfunção erétil devem ser usados com cautela e sempre sob orientação médica.

“Isso é importante antes de iniciar qualquer tratamento, pois esses medicamentos podem ter efeitos colaterais, especialmente quando associados a outros medicamentos, como nitratos usados para doenças cardíacas, que podem causar queda perigosa na pressão arterial”, explicou.

O especialista destacou ainda que o uso indevido desses medicamentos pode levar à ansiedade e a uma série de problemas, e que é importante buscar orientação médica para entender a causa subjacente da disfunção erétil e determinar o tratamento mais adequado.

“Manter hábitos de vida saudáveis, incluindo atividade física e uma alimentação equilibrada, para combater a aterosclerose e a obstrução dos vasos sanguíneos, que são causas de disfunção erétil. Além disso, combater a ansiedade e manter uma vida social ativa. Homens com mais de 40 anos devem realizar exames médicos regulares para monitorar sua saúde, incluindo a dosagem de testosterona e a verificação dos níveis de glicemia, a fim de detectar precocemente qualquer problema relacionado à disfunção erétil e tomar medidas adequadas. É importante lembrar que uma disfunção erétil é um problema comum e tratável, e buscar ajuda médica é o primeiro passo para recuperar uma vida sexual saudável”, concluiu.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia