Santoantoniense Gabriel Batistas encara americano em evento de MMA Master em Lauro de Freitas

Os líderes da renomada academia MMA Masters, sediada em Miami, EUA, Daniel Valverde e Cesar Carneiro, estão organizando um evento inovador. No Cage Masters Fighting Championship 1, agendado para o dia 21 de março em Lauro de Freitas, Bahia, apresentaremos uma novidade: a inclusão do “Extreme Dirty Boxing”, uma modalidade semelhante ao boxe, porém permitindo cotoveladas e clinch de muay thai.

O confronto inaugural nesta modalidade será entre o brasileiro Dominique Julião e o americano Andrew Rodriguez. Além disso, teremos o santoantoniense Gabriel Batista enfrentando o americano Michael Pino.

Em uma entrevista ao Bahia Notícias, parceiro do Blog do Valente, Daniel Valverde, natural da Bahia, compartilhou a origem da ideia para o projeto e seus planos para popularizar essa nova modalidade.

“Essa modalidade inovadora surgiu através de mim e do meu sócio, Cesar Carneiro, também baiano. Observávamos frequentemente lutas de boxe e notávamos que, por vezes, ocorriam cotoveladas durante a luta, seja por acidente ou intenção, resultando na desclassificação do lutador e na perda de pontos. Isso era comum no boxe devido à dificuldade em conectar golpes em pé. Por isso, decidimos elaborar regras que permitissem a inclusão de cotoveladas, além de incorporar uma técnica bem conhecida no Muay Thai, o clinch de Muay Thai, que também permite o uso de cotoveladas. Outra diferença é o tamanho das luvas, sendo 8 onças para o boxe e 6 onças para o Dirty Boxing”, explicou o idealizador do projeto.

A exibição, inicialmente planejada para Miami, onde Valverde reside, agora tem como destino principal o Brasil, mais especificamente o município de Lauro de Freitas, na Bahia. Quando questionado sobre a escolha do local, Daniel explicou a decisão e como planeja aumentar a visibilidade do evento a nível internacional e nacional.

“Optamos por iniciar na Bahia. Originalmente, planejamos realizar o evento em Miami, na Flórida, mas a comissão atlética estava ocupada demais. Havia muitos eventos lá, o que dificultou a marcação de datas. Decidimos trazer o evento para a Bahia, pois é nossa casa, nosso estado, e é um local conhecido por produzir grandes atletas. A Bahia é considerada a terra do boxe e das artes marciais, com nomes como Júnior Cigano, Amanda Nunes e Popó. Nada melhor do que oferecer oportunidades aos baianos, que enfrentarão atletas americanos que estamos trazendo. Estamos levando dois lutadores americanos para competir na Bahia; seriam três, mas um se machucou. Pretendemos transmitir o evento para o mundo inteiro. É uma excelente oportunidade para os baianos enfrentarem lutadores americanos e para os próprios americanos lutarem no Brasil, onde o MMA teve início”, concluiu.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia