‘Facemp em Ação’ fala sobre última semana de declaração do Imposto de Renda e do plantão do NAF; assista

O ‘Facemp em Ação’ do Programa do Valente desta quarta-feira (24), tirou dúvidas dos telespectadores sobre a declaração do Imposto de Renda em que o prazo se encerra na próxima terça-feira (30) de abril. Para falar sobre o assunto, os convidados foram os alunos do curso de Ciências Contábeis –  Lucidalva Bastos e Eliana Melo e os professores Bernado de Jesus, Ana Paula e  Meirelandes.

A declaração que é obrigatória para os cidadãos cujo a renda total ultrapassem o valor de R$28 mil poderá ser auxiliada ou realizada de maneira gratuita com o apoio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Facemp com funcionamento todas as terças e quartas das 8h às 12h na sala de informática do Prédio principal da instituição.

De acordo com a professora  o atendimento do NAF é voltado a quem não tem condições de arcar com um contador e informou sobre o plantão de atendimentos. “na segunda e terça,  29 e 30, ação na Praça Padre Mateus com atendimentos sob orientação dos professores e integrantes do NAF de forma gratuita com a declaração do Imposto de Renda”, lembrou.

A professora Ana Paula ressaltou que o NAF atende aos MEI – Microempreendedores individuais, entidades sem fins lucrativos e outros e serve como a parte prática para os discentes que também são orientados. “Se faz um treinamento com os alunos para ter essa prática das declarações contábeis e tanto os alunos podem preencher, como também a pessoa que procura pode fazer sua declaração com apoio dos estudantes”, frisou.

No entanto, ao realizar a declaração, o contribuinte deve ficar atento algumas questões que podem passar despercebidas como a quantidade de dependentes, as despesas com plano de saúde, educação e outros, questões tributárias e outras. O professor Bernado de Jesus explica que ao serem procurados é comum que as pessoas não declarem todo o valor de fato. “É importante que o contribuinte faça sua declaração até o dia 30 com as informações que ele detém e com isso vai evitar a multa de penalidade mínima de R$165,64 podendo  chegar até 12% do imposto devido. Em 48 h a Receita Federal lhe dá uma posição de como sua declaração está na base  de dados. É aconselhável que o contribuinte depois faça essa retificação no prazo máximo de 72h”, orientou Bernado.

Assista programa completo:

https://www.facebook.com/blogdovalente/videos/320596478630894/



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia