Facemp em Ação discute sobre as oportunidades e os desafios na área da Enfermagem; assista

O quadro ‘Facemp em Ação’ desta quarta-feira, 06, recebeu estudantes, professores e a coordenadora do curso de Enfermagem da instituição para um bate-papo sobre profissões e seus desafios.

Dentro da área da saúde, o enfermeiro tem se destacado para além da assistência e o cuidado com o paciente. De acordo com a coordenadora do curso, professora Tatiane Santos, hoje o viés ganhou adeptos em vários segmentos e isso tem enriquecido a profissão. “A gente tem saído daquele processo centrado no cuidado, que na verdade é o fazer mais conhecido da Enfermagem. Com o crescimento do curso de Enfermagem, a gente observa outras inserções do enfermeiro no mercado, hoje ele não é apenas um profissional da assistência. Hoje ele tá muito focado na gestão, a parte acadêmica que envolve ensino, pesquisa e extensão como também o surgimento de uma nova face que é o empreendedorismo”,

Mesmo com uma área ampla e cheia de oportunidades em segmentos diferentes, a enfermeira Josenilde Couto salienta que muitas vezes o que precisa é mais interesse dos próprios enfermeiros para buscar novas especializações. “Ele precisa estar se atualizando através dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado e nós temos um campo vasto para isso, só que muitas vezes não encontramos colegas que estão assim se atualizando como deveria, pois oportunidades não faltam”, reiterou.

Sobre uma publicação realizada na última segunda-feira,04, que diz sobre uma nova iniciativa do Ministério da Saúde em garantir que enfermeiros possam solicitar exames, realizar consultas e até prescrever alguns remédios no Sistema Único de Saúde – SUS e nesse contexto são respaldadas por Lei Federal, mas com resistências nos Conselhos Médicos, o professor Ismael Andrade relata que diferente do Brasil, o sistema de saúde do Canadá permite atividades semelhantes as citadas na nota e que por lá são vistas de maneira nautal, mas que no Brasil é ao contrário. “Aqui no Brasil temos uma resistência relacionado a isso. Aí tem o mundo corporativista que também gosta de fazer restrição desses aspectos e, eu vejo de enfermagem como um campo amplo do cuidar”, explicou.

Estudantes do 4º e 8º semestre, Jailson Santos e Thais Bittencourt, respectivamente também participaram do programa. Assista entrevista completa abaixo:

https://www.instagram.com/tv/B4jrwHFB0Oa/?igshid=153d6b2kscqzl



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia