Idealizado pela Oncocenter, Estúdio Livre direto da UFRB fala sobre prevenção e diagnóstico no Novembro Azul; assista

Direto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB no Centro de Ciências da Saúde – CCS, em Santo Antônio de Jesus, foi realizada a edição do Programa Estúdio Livre da Rádio Andaiá sob iniciativa do Dr. João Neiva da Oncocenter nesta quinta-feira (07), para falar sobre temas relacionados à saúde e principalmente sobre a campanha do Novembro Azul que chama a atenção para o cuidado, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de apresentar as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Oncologia do Recôncavo da Bahia – LANCORB.

Através do convite do professor, Dr. João Neiva, as atividades da Liga puderam ganhar um espaço e ser ainda mais difundida. “O nosso esforço em construir, criar e educar e consolidar a educação aqui na cidade é um esforço gratificante, agora com nossa primeira turma se formando é honroso perceber esse retorno que nós temos dado a população, a cidade que tanto nos acolheu”, disse.

O trabalho realizado por estudantes da primeira turma de Medicina da UFRB em conjunto com outros cursos, pode beneficiar famílias e alertar sobre o cuidado com a saúde em todos os âmbitos necessários. “A liga de Oncologia que foi criada por interesse dos alunos, foca não trabalhar a oncologia precocemente para os alunos da instituição de ensino acadêmico na graduação, mas trazer um pouco do que significa a oncologia na construção do médico especialista. Temos alunos de outras áreas e cada um contribui com seu conhecimento na formação de uma percepção única e isso a gente tem levado a comunidade”, enfatizou o professor.

Diante da massificação da prevenção ao câncer em todos os anos no mês de novembro, o urologista, Dr. Leonel Cafezeiro alerta que é necessário falar durante todo o ano e agir conforme é orientado. “Enquanto estiverem morrendo pessoas de câncer por causa do diagnóstico tardio e não entenderem como deve fazer para cuidar da sua saúde e evitar que tenha o câncer, nós temos realmente que fazer esse trabalho. Comparado há anos atrás, ouve-se um progresso e se venceu muito o preconceito, mais ainda não estamos em uma fase ideal”, ponderou.

Dr. Luciano lembra que todo cuidado é essencial, já que o câncer de próstata é o segundo que mais mata. “Desde 2011 que essa campanha é feito aqui no Brasil e é a segundo que mais mata o homem perdendo apenas para o câncer de pele, temos que estar sempre debatendo. O mês de novembro é apenas ´para estarmos batendo, mas sempre temos que estar falando e educando”, pontuou.

Também presente no bate-papo, Dr. Jackson contou que o medo prevalece dentre os homens. “Uma coisa que não deveria existir é o medo e preconceito de você ir ao urologista e detectar uma doença e aí tem o estigma da impotência e incontinência e que alguns homens têm esse receio, além do preconceito e a educação que aquela pessoa teve e dos valores que ele tem e isso o amarra muito para poder ir ao urologista. Mas quem acha cura”, enfatizou.

 

Veja fotos e assista programa completo:

WhatsApp Image 2019-11-07 at 19.42.41 (2)
WhatsApp Image 2019-11-07 at 19.42.41 (1)
WhatsApp Image 2019-11-07 at 19.42.41
WhatsApp Image 2019-11-07 at 21.28.07

https://www.facebook.com/blogdovalente/videos/566813984081867/



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia