Cirurgião Vascular do Hospital e Clinica Sto Antônio esclarece mitos e verdades sobre varizes

Dr. Frederico Moraes, Cirurgião Vascular do Hospital e Clínica Santo Antônio

Você sabe quais são os mitos e verdades sobre varizes? Certamente, pessoas que possuem varizes nos membros inferiores normalmente têm diversas dúvidas comuns que são pertinentes em relação aos mitos e verdades sobre a doença.

No Programa do Valente desta terça (16), Dr. Frederico Moraes, cirurgião vascular do Hospital e Clínica Santo Antônio esclareceu dúvidas.

Um dos mitos são em relação as atividades físicas. Segundo o especialista, exercícios físicos realizados corretamente ajudam a prevenir as varizes. Isto é, atividades como caminhada, corrida, musculação, entre outras, estimulam uma melhor circulação sanguínea durante e após a realização.

Dr. Frederico falou também sobre o uso de anticoncepcionais. Segundo o médico cirurgião, o uso de qualquer medicação hormonal, como anticoncepcionais ou para reposição, pode influenciar os vasos sanguíneos e afetar a flexibilidade e resistência do vaso à pressão.

“Eles têm efeito na musculatura e favorecem no surgimento das varizes”, explica

Outra dúvida está relacionada a só as mulheres serem propensas à doença. Conforme dr. Frederico, os homens também podem ter varizes, mas em uma proporção menor. A doença aparece mais no sexo feminino por conta de fatores hormonais.

“Com o passar da idade, cerca de 70% da população, podem desenvolver doença venosa crônica”, fala.

O uso de algumas vestimentas, como calças apertadas e cintas abdominais, dificultam o retorno do sangue venoso ao coração, por conta da compressão excessiva que elas exercem nas veias da raiz de coxa e abdome.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia