Coordenador financeiro da COOF Saúde explica atraso no pagamento dos cooperados

dinheiroMissias Freitas, coordenador financeiro da COOF (Cooperativa de Saúde de Feira de Santana), cedeu entrevista ao repórter Itajay Júnior nesta sexta-feira (21), comentando sobre a atual situação do pagamento dos cooperados. Ele conta que há 60 meses, a COOF Saúde presta serviço em Santo Antônio de Jesus através de um processo licitatório. Este ano, devido a um problema de nível nacional (as mudanças de governo), começou a haver o atraso no repasse em todos os municípios, inclusive o município santoantoniense. “Eu entendo essa aflição dos municípios, dos nossos cooperados, nós sempre mantivemos contato com os cooperados em Santo Antônio de Jesus” disse, acrescentando que no mês de setembro houve uma reunião na qual foi comunicado que, por lei, o contrato não poderia mais ser aditivado e que terminaria no dia 20 de outubro (última quinta-feira).

Ele diz compreender a ansiedade dos cooperados por medo de não receber por causa do contrato encerrado, mas o coordenador assegurou que nesta sexta-feira (21), foi realizado o pagamento de todos os cooperados em Santo Antônio de Jesus. “Independente dos municípios que pagaram ou deixaram de fazer o repasse para a cooperativa, nós pagamos o INSS de todos os nossos cooperados” ressaltou. Ele explicou como funciona o processo de pagamento dos cooperados, disse que o município é o órgão responsável pela fiscalização da produtividade. A prefeitura municipal tem uma planilha e a cooperativa tem outra, no final do mês as mesmas são comparadas verificando se estão em ordem, dessa forma é emitida uma nota fiscal e todas as certidões de pagamento de impostos do mês anterior, o município realiza a parte de empenho para fazer o repasse para a cooperativa, “Houve um atraso maior devido a questão de está havendo o atraso de repasse tanto do governo estadual quanto do governo federal” ressaltou.

Missias conta ainda que, em reunião com a secretária de saúde, foi decidido que na próxima segunda-feira (24), estará sendo repassado o valor do PMAQ (Programa de Melhoria e Acesso da Qualidade da Atenção Básica). Assegura que o dinheiro já está em caixa da prefeitura e assim que chegar à Cooperativa será repassado aos cooperados. Com relação aos dias trabalhados no mês de outubro, ele também tranquiliza os cooperados, pois as notas estão empenhadas e será feito o pagamento.

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia