Unacon, IMDICARDIOCENTER, Oncocenter e Amigas do Peito promovem Estúdio Livre sobre Outubro Rosa

Foto: Blog do Valente

Medo, angustia, desespero, esses podem ser alguns dos sentimentos que tomam mulheres que descobrem um câncer de mama, mas logo após este momento o sentimento passa a ser de esperança sobretudo quando se tem o apoio de uma equipe médica preparada e dos familiares, esses podem ser os remédios para vencer essa doença estigmatizada, e que ainda é o temor de muitas brasileiras.

Foto: Blog do Valente

Na noite da última quinta-feira (06) aconteceu com a intermediação do radialista Léo Valente o mais uma edição do Estúdio Livre com o tema Outubro Rosa. Participaram do programa mulheres do instituto santoantoniense Amigas do Peito, o Dr. Luciano do IMDI Cardio Center e o Dr. João Neiva que atua na UNACON (Unidade de Alta Complexidade e, Oncologia) da Santa Casa de Misericórdia.

Durante o programa, o Dr. Luciano ressaltou a importância de uma equipe que envolva vários profissionais durante o tratamento.  “O problema tem solução, e o problema não é só tirar o nódulo, o tumor, por isso a gente tem uma equipe multidisciplinar para isso”. O mastologista também ressaltou a importância da prevenção: “A estratégia principal par a cura, sempre será o diagnóstico precoce”.

Foi também a prevenção através do autoexame que ajudou a Ana, membro do Amigos do Peito, a diagnosticar a doença. “Eu não era o tipo de pessoa que fazia frequentemente o autoexame, mas de vez em quando fazia apalpação”, e foi assim que ela descobriu o câncer, através de um autoexame. Enfrentar a doença, apesar de tudo, ainda é a melhor alternativa no caminho para cura “Saber que você tem, vencer a barreira do medo, vencer a prevenção tem resultado. O foco da campanha é levar informação a quem já tem uma ideia formada, mas a gente precisa mudar”, disse a mulher.

 

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia