Centro estadual faz mutirão para atender bebês com microcefalia

Bebês que tiveram confirmação de microcefalia poderão participar de um mutirão que será realizado a partir deste sábado (5) pelo Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred). O objetivo é detectar problemas na audição dos bebês. Os atendimentos ocorrerão na sede do centro, na Avenida Antonio Carlos Magalhães, s/nº, em frente ao Hiper Bompreço. De acordo com o Correio, hoje e nos dias 7, 8, 9 e 10 (pela manhã), serão atendidos os bebês de Salvador. No dia 10, no período da tarde, e no dia 11 nos dois turnos, o atendimento será para as crianças do interior do estado.

IMAGEM_NOTICIA_5

O dia 12 será reservado para os bebês residentes nos municípios da Região Metropolitana. Os atendimentos serão realizados pela equipe multidisciplinar do Cepred, e os bebês terão acompanhamento na própria unidade ou em outras instituições, onde passarão por reabilitação, caso haja a necessidade. Segundo a diretora do Cepred, Normélia Quinto, os agendamentos estão sendo feitos pelas secretarias municipais de Saúde e informados às mães dos bebês. Se alguma mãe ainda não recebeu nenhum contato da Secretaria Municipal de Saúde, a diretora orienta que busque o órgão para que seja feita a marcação.

As crianças passarão por dois exames: o Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (Bera) e o Otoemissão Acústica Evocadas (OEA). O Bera avalia a integridade funcional do nervo auditivo, desde a orelha interna até o córtex cerebral. Entre algumas das indicações está a detecção de tumores do nervo auditivo. O exame OEA é indicado também para verificação de perda auditiva. É colocada uma sonda na orelha do bebê. Se não houver emissões oto acústicas, é investigada a deficiência. (Bahia Notícias)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia