AIDS acelera o envelhecimento dos portadores em cinco anos

Um estudo do Centro Médico da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, revela que o vírus da imunodeficiência adquirida (VIH) provoca um envelhecimento acelerado, embora a esperança média de vida das pessoas com esta doença seja maior do que em anos anteriores.

Segundo a investigação, publicada esta quinta-feira na revista Molecular Cell, a idade orgânica dos pacientes com AIDS é cinco anos maior do que a idade biológica, o que faz com que corram um risco de morte 19% maior.

Para os investigadores, o envelhecimento de cinco anos não pode ser ignorado, uma vez que – quando associado à doença – pode trazer complicações severas de vulnerabilidade de problemas cardiovasculares, declínio cognitivo e problemas hepáticos.

As conclusões do estudo chegaram após terem sido analisadas as mudanças epigenéticas nas células de 137 pacientes com HIV (estas mudanças não alteram diretamente a sequência do DNA da pessoa, mas interferem na forma como os genes se expressam no DNA). Assim que cruzaram os dados, os cientistas encontraram uma mutação, que altera a forma final das proteínas codificadas nos genes.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia