Nova terapia promete acabar com as enxaquecas

Atualmente pelo menos 300 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca. A doença é incurável e traz muito sofrimento.

A Organização das Nações Unidas classificou a doença entre as cinco mais incapacitantes, ao lado de tetraplegia, depressão, psicose e demência. Mas pode haver uma boa notícia a caminho: pela primeira vez na história da medicina há uma terapia que se mostra eficaz para prevenir as dores de cabeça severas.

Estudos conduzidos por quatro empresas farmacêuticas, publicados recentemente na revista The Lancet, revelaram um promissor mecanismo de ação específico contra um alvo que desencadeia a doença.

A droga que está em fase final de pesquisa é um anticorpo monoclonal, uma molécula produzida em laboratório capaz de chegar ao seu destino sem provocar efeitos secundários no organismo.

O medicamento bloqueia um composto químico cerebral, o CGRP – substância liberada pelo nervo trigêmeo, estrutura que se estende por quase toda a cabeça, com efeito vasodilatador e inflamatório.

Uma questão genética faz com que o cérebro do ‘portador’ da enxaqueca seja hipersensível a estímulos como longos períodos de jejum ou de stress e, por isso, as quantidades de CGRP liberadas são mais elevadas, provocando a enxaqueca.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia