Por que não fazer mamografia em mulheres mais jovens? Mastologista responde

Desde março, a novidade na AMO em Santo Antônio de Jesus foi a chegada da mastologista Dra. Luanda Sakaguchi. Ela atende todas as terças.

A profissional fala um pouco sobre sua especialidade:

– Quais as doenças mais comuns da mama?

“Mastalgia (dor nas mamas), doença fibrocística da mama (cistos), fibroadenoma (nódulo benigno), mastites (infecções nas mamas)”.

– A partir de que idade a jovem deve procurar um mastologista?

“Aquela jovem que apresentar qualquer alteração/sintoma nas mamas deve procurar o mastologista, independentemente da idade para melhor avaliação e recomendação de conduta. Quem não tiver sintoma, deve procurar o especialista a partir de 35 anos de idade. Quem tem história familiar de câncer de mama em parentes próximos deve ir ao mastologista 10 anos antes da idade de acometimento de seu parente”.

– Se a mamografia é tão importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, por que não fazer em mulheres mais jovens, já que a incidência da doença tem, claramente, aumentado?

“Mulheres mais jovens têm mamas mais densas (com maior porcentagem de glândula) e por isso o exame de mamografia pode não auxiliar. Essas jovens se beneficiam da realização de ultrassonografia e, quando indicadas, da ressonância das mamas.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (75) 31262300 e marque sua consulta.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia