Câncer de mama; um dos que causam mais morte entre as mulheres brasileiras

imagesTodo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, essas células são muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. O câncer de mama é, sem dúvidas, um dos vilões contra as mulheres, no Brasil é o que mais causa a morte. A mastologista, Drª. Luanda Sakagushi, integrante da Clínica AMO em Santo Antônio de Jesus esteve em entrevista à Rádio Andaiá FM neste sábado (16), dando algumas informações em relação a esta doença. Ela comenta que a doença é prevalente na população e infelizmente, há uma estimativa de crescimentos de casos nos próximos anos.

A mastologista explica que os fatores que causam o câncer de mama são muitos. Entre 10 à 15% dos casos há influências hereditárias, a doença também está associada à excesso de peso, poluição, baixo consumo de proteínas e pouca atividade física, “Mas o que a gente sabe é que vários fatores agem, são fatores ambientais associados a fatores genéticos, agem favorecendo que a célula da mama faça uma proliferação e forme o tumor” ressaltou. Ela frisa a importância da campanha e do autoexame para a prevenção da doença, mas salienta que o autoexame é capaz de detectar apenas lesões maiores, “Quando a mulher se examina e percebe um nódulo, geralmente não é um nódulo tão pequeno, a intenção do exame é para que a mulher se oriente, se olhe, se examine e tente perceber alguma alteração desde o início” orientou.

O ideal é que o exame seja feito logo após o período menstrual, a mulher pode se olhar no espelho e fazer movimentos circulares nos seios e axilas. Ela ressalta que em casos de mulheres que já tiveram histórico de câncer na família, é aconselhável que se faça o rastreamento na família cerca de 10 anos da idade em que foi diagnosticada (se alguém teve câncer aos 40 anos, aconselham-se as mulheres da família fazer o exame aos 30 anos). Quanto à população em geral que não apresenta fator de risco, deve realizar um exame de base entre 35 a 40 anos, a partir dos 40 anos, é preciso fazer a mamografia de modo regular anualmente.

O câncer de mama pode apresentar diversos tipos de tumor. De acordo com o tipo de tumor percebe-se algumas doenças mais agressivas e outras não. A terapia hormonal é um tratamento muito eficaz no tratamento contra a recorrência do câncer de mama, mas  muitas vezes, faz com que a mulher tenha alguns sintomas indesejados, levando-a à uma menopausa medicamentosa, ressecamento vaginal, calores e atrofias genital.

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia