Cerveja com limão faz mal? Conheça os mitos e verdades sobre a Salmonella

Lembram-se do mito da cerveja com limão? Da série de e-mails que dizia que a combinação era fatal e que a indústria das cervejas estava escondendo isso? Pois bem, apesar destes e-mails serem mentirosos, eles trouxeram um alerta importante: a infecção por Salmonella. Apesar de estar longe de ser fatal, a combinação de cerveja e limão não é perigosa se seguir os padrões de higiene. O que acontece é que muitas vezes a casca do limão pode estar infectada com sujeiras de animais e isso sim pode provocar a doença.

A Salmonella é uma doença bacteriana que atinge o intestino delgado, inflamando-o e causando diversos sintomas desagradáveis: náuseas e vômitos por mais de 24 horas, diarreia intensa por mais de 3 dias, febre baixa e arrepios, sangue nas fezes, dor de barriga e dor de cabeça.  Normalmente, a doença é contraída através de ovos estragados ou carne de galinha estragada.

A galinha é um dos animais que carregam a bactéria, que não faz mal nenhum às aves, mas é muito prejudicial para o ser humano. Essa bactéria pode estar presente na gema do ovo. Por isso, é preciso cozinhar bem antes de comê-lo. O perigo da Salmonella também outros alimentos que levam ovo cru, como molhos e maioneses. Por isso, as autoridades sanitárias recomendam o uso de ovos pasteurizados, desidratados ou mesmo cozidos nessas receitas.

O infectologista do Hapvida, Dr. Fernando Javier, falou sobre outros sintomas da enfermidade. “No leucograma pode ter alguma alteração, o que chamamos de leucopenia [diminuição da taxa sanguínea de leucócitos abaixo do limite inferior da normalidade]. Algumas vezes, o paciente também pode apresentar febre alta e até muco (catarro) nas fezes. E a Salmonella também pode evoluir para uma lesão no intestino que pode causar até uma perfuração dele”, explicou o médico.

O médico informa também como a doença pode ser contraída. “A Salmonella, normalmente, é contraída quando a pessoa viaja para algum lugar de risco e come algum alimento de procedência duvidosa e, nesses casos, ela deve receber o tratamento o mais rápido possível”.

Dr. Fernando Javier falou sobre como a doença pode ser diagnosticada. “O diagnóstico pode ser feito através do quadro clínico, com os sintomas citados anteriormente, mas ela pode ser confirmada através de exames laboratoriais como cultura de fezes e sorologia [quando se pega uma amostra de sangue]”, completou o médico.

Quando a pessoa está em um estágio mais grave da doença e precisa de internação, o paciente além de ingerir bastante líquido, deve realizar o tratamento com antibióticos e, caso perca muita água, a reposição dela através de soro aplicado na veia também pode ser necessária.

A Secretaria de Saúde da Bahia disse que a salmonella é uma doença que deve ser tratada, primeiramente, nos postos de saúde que estejam mais próximos da região, onde a pessoa vai ter o atendimento inicial. Caso haja piora, a pessoa pode ser transferida para o hospital mais próximo.

*Varela notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia