Estalar os dedos pode prejudicar as articulações?

Algumas pessoas são capazes de tocar uma verdadeira sinfonia quando estalam as articulações dos dedos das mãos. Mas o que será que realmente está por trás desses ruídos?

estalar-os-dedos-1000x500

De acordo com a Live Science, as articulações existem em uma variedade de formas e tamanhos. As juntas de rotação são as que nos dão habilidades para movimento e, é claro para a rotação do pescoço, segundo a Enciclopédia Britânica. As duas primeiras vértebras cervicais na coluna são responsáveis por formar essa articulação. As existentes nos joelhos e cotovelos são as que nos permitem balançar os membros para frente e para trás. O mesmo ocorre nos ombros, quadris, pulsos e coluna vertebral, garantindo nossa flexibilidade e ampla gama de movimentos.

 

Há quem diga que estalar os dedos pode resultar em artrite. Porém, de acordo com o cirurgião ortopédico, Greg Tchejeyan, do Los Robles Hospital, “é um mito” acreditar que isso possa acontecer. “O que realmente acontece é que os gases dissolvidos no líquido articular são rapidamente liberados, fazendo com que haja o som de estalo”, disse, em entrevista ao Live Science.

 

Segundo o Johns Hopkins Arthritis Center, há uma cápsula que protege as juntas e os ossos conectados em cada conjunto dos dedos. O líquido protetor que enche essa cápsula amortece cartilagem e tecidos, mantendo os músculos lubrificados e nutridos. Há uma grande presença de nutrientes nesse fluído, bem como gases. Assim, conforme os dedos se curvam, as cápsulas aliviam a pressão interna em forma de ar e isso cria um vácuo que é preenchido pelos gases. Logo, quando estalamos os dedos, o ruído acontece. Porém, não conseguimos repetir a ação de imediato, porque a junta precisa se encher novamente com gases para que isso ocorra.

Outras fontes de estalo ocorrem por meio dos tendões de ligamento, que parecem elásticos esticados sobre as articulações e mantêm os músculos ligados aos ossos. Os médicos acreditam que, nesse caso, o barulho ocorra quando os tendões se encaixam rapidamente sobre alguma articulação. Os ligamentos também podem fazer estalos quando são apertados ou enquanto as juntas estão se movendo. Logo, quando você se levanta e ouve barulho nos joelhos é porque esses tendões e ligamentos estão se posicionado adequadamente em torno das articulações ali presentes, e esse rangido é conhecido como crepitação.

 

Com o passar do tempo, as cartilagens por trás do joelho acabam se tornando amolecidas e finas. Esse desgaste da superfície articular lisa, junto com a irritação do forro comum também pode causar a crepitação. Contudo, trata-se de uma condição fisiológica normal condicionada ao envelhecimento.

 

Logo, há um consenso entre os médicos de que não é prejudicial estalar os dedos ocasionalmente. De acordo com o cirurgião ortopédico Dr. Timothy Gibson, Diretor médico em um dos departamentos do Orange Coast Memorial Medical Center, em Fountain Valley, Califórnia, o hábito não causará danos à cartilagem ou às articulações, desde que você faça isso sozinho. No entanto, na região do pescoço isso deve ser feito com maior cautela. “Há raros casos de acidente vascular cerebral ou hérnia de disco provenientes de manipulação agressiva do pescoço”, disse ele. “Mais uma vez, se você está apenas estalando-o sozinho, o risco é baixo”.

De acordo com Gibson, manter um peso corporal saudável já alivia a pressão sobre as articulações. Além disso, realizar exercícios de baixo impacto minimiza os riscos de lesões e fortalece os músculos, melhorando o amortecimento das articulações.

 

Fonte: JornalCiência



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia