Vacinas da gripe podem não ser tão eficazes em obesos, diz estudo

Através de experiências feitas em ratos, os cientistas descobriram que as vacinas não funcionam tão bem em corpos obesos como nos corpos magros. O grupo de cientistas norte-americanos concluiu que os animais gordos eram mais suscetíveis ao vírus, que conseguia penetrar mais profundamente nos pulmões, tornando cada vez mais difícil reparar os danos provocados por eles.

As vacinas são a linha da frente na luta contra epidemias de gripe e as pessoas obesas têm um risco maior de adquirir a doença de forma grave grave com complicações, incluindo hospitalização e morte, alerta o Express britânico.

A investigadora, Dra. Stacey Schultz-Cherry do Research Hospital St. Jude Children, em Memphis, no estado norte-americano do Tennessee, disse: “Este é o primeiro estudo que mostra que as estratégias atuais para reforçar a eficácia das vacinas contra a gripe protegiam ratos magros de uma doença grave, mas ficou aquém do esperado em proteger ratos obesos de infecções.

É uma urgência para a saúde pública “ traduzir estas descobertas para os seres humanos e compreender a resposta à vacina neste segmento crescente da população”, continua.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia