Mulheres que são mães mais tarde vivem mais tempo

Muitas mulheres tem optado por engravidar mais tarde. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca (IBGE), houve uma queda no número de mulheres que têm filhos na faixa dos 15 aos 24 anos e cresce a proporção de mães que tem entre 25 e 39. Um novo estudo publicado na revista científica American Journal of Public Health traz uma boa notícia: as mães mais velhas tendem a viver por mais tempo.

Os testes foram realizados com 28 mil mulheres. Após observar os dados, os pesquisadores perceberam que metade delas viveram até os 90 anos. Todas tinham uma característica em comum, tinham tido o primeiro filho depois dos 25 anos.

Segundo o autor Aladdin Shadyab, da Universidade da Califórnia San Diego School of Medicine, elas tinham uma probabilidade 11% maior de viver até os 90 anos. Além disso, as que tinham mais de um filho apresentaram uma longevidade maior do que aquelas que tiveram apenas um.

“Nosso estudo é o primeiro a avaliar a idade no primeiro parto e o número de filhos em relação à sobrevivência a uma idade muito avançada”, falou Shadyab, segundo o site da revista TIME.

*Agora na Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia