Governador autoriza a construção em Simões Filho de mais uma Policlínica Regional de Saúde

Poli Simões Filho 1
Poli Simões Filho 2
Poli Simões Filho 3
Poli Simões Filho 4
Poli Simões Filho 5

O governador Rui Costa autorizou, na terça-feira (17), a construção da Policlínica Regional de Saúde em Simões Filho. A unidade abrangerá todos os 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e mais duas cidades próximas, com exceção da capital.

No total, a policlínica de Simões Filho irá atender a 15 municípios baianos e será construída em um terreno na via marginal à BR-324. Na segunda-feira (16), Rui Costa autorizou a construção da Policlínica Regional de Saúde, em Alagoinhas, beneficiando 18 municípios.

Os novos equipamentos vão atender mais de 1,7 milhão de baianos, de 33 municípios baianos. Atualmente, quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção acelerada em Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê, e Guanambi.

As policlínicas são resultado da formação de consórcios de saúde. “Estamos construindo um novo marco da saúde pública na Bahia, pensada, planejada, e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios”, afirmou Rui Costa. Segundo ele, até o ano que vem, mais de cinco milhões de baianos já estarão sendo atendidos em policlínicas regionais.

A unidade em Simões Filho atenderá a 15 municípios. Já a policlínica em Alagoinhas abrangerá 18 municípios, atendendo cerca de 553,4 mil habitantes e será erguida em um terreno atrás da Câmara de Vereadores.

O prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, que também é médico, avalia a importância do investimento para os municípios da RMS. “Existe um grande gargalo para os nossos pacientes, mas acredito que esta policlínica implantada dentro da nossa região vai servir para garantir a demanda de todos estes pacientes”, comentou.

Já o prefeito de Conde, Dudu Vieira, acredita que a policlínica em Simões Filho vai representar economia e eficiência para o sistema público de saúde. “Na nossa cidade, a população vem sofrendo bastante. É um desafio nosso melhorar esse serviço de saúde e iniciativas como essa aumentam a possibilidade de nós alcançarmos este objetivo, amenizando o sofrimento dos moradores”, analisou Vieira.

Mais consórcios – Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o número de consórcios será ampliado ainda este mês. “Esta semana, vamos autorizar o de Feira de Santana, completando cinco consórcios firmados ainda neste mês de janeiro, e vamos dar a ordem de licitação para sete equipamentos, que o governador deverá lançar também este mês. Estamos esperando apenas que o município de Salvador nos entregue os documentos solicitados para que o banco permita a licitação”, informou Vilas-Boas.

Cada policlínica custará cerca de R$ 20 milhões, entre obras e equipamentos, que serão assumidos integralmente pelo Governo do Estado. Já a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população.

Fonte: Secom – Raul Rodrigues (texto) Carol Garcia (fotos



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia