HRSAJ realiza múltipla captação de órgãos e contribui para redução de Fila de Espera para Transplantes

 

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou, neste fim de semana, mais uma múltipla captação de órgãos. Coração, fígado, córneas e rins de um doador de 19 anos foram captados. Com isso, até oito pessoas que aguardam na Fila de Espera para Transplantes poderão ter as vidas transformadas.

A captação acontece através da Central Estadual de Transplantes e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRSAJ. O processo de captação envolve equipes multidisciplinares e só é possível após autorização de familiares do doador.

Em 2020, mesmo em meio à pandemia, o HRSAJ captou 29 órgãos entre rins (12), fígados (5), córneas (10) e corações (2). “Para que uma captação aconteça, contamos com a mobilização de toda a equipe. Desde o acolhimento prestado à família, passando pela identificação precoce do potencial doador e a abordagem sensibilizada e humanizada dos familiares”, explica a enfermeira representante da CIHDOTT da unidade, Isadora Rodrigues. 

Atualmente, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), mais de 1.200 pessoas aguardam na Lista de Espera para Transplantes. Para ser um doador, basta informar aos familiares.

Fonte: Ascom