Saiba como pomadas para cabelo têm causado cegueiras temporárias

Nas últimas semanas, diversas pessoas narraram na internet, em tom de alerta e desespero, situações enfrentadas e, até então, desconhecidas após a aplicação de pomadas de diferentes marcas e fabricantes

Relatos recentes de cegueira temporária, irritação e sensação de queimadura nos olhos após o uso de pomadas modeladoras para cabelo, geralmente utilizadas para fazer tranças, alertam sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contato desses produtos com os olhos.

Nas últimas semanas, diversas pessoas narraram na internet, em tom de alerta e desespero, situações enfrentadas e, até então, desconhecidas após a aplicação de pomadas de diferentes marcas e fabricantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu abrir um dossiê para investigar.

Lorena Fialho, de apenas 5 anos, filha caçula da estudante carioca Anna Fialho, 28, foi uma das vítimas. A menina chegou em casa no dia 13 de fevereiro com os olhos ardendo, após ir a uma festa e cair na piscina, assim como fizeram as outras crianças que estavam no local.

A diferença é que Lorena estava com pomada nas tranças do cabelo, feitas pela própria mãe horas antes, em casa. O produto, rapidamente, se diluiu na água e entrou em contato com os olhos da garota.

Era um domingo. Anna levou a filha, às pressas, até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. No local, utilizaram soro para lavar os olhos de Lorena e foi aplicado um medicamento. A orientação, no entanto, foi de que se a situação persistisse, ela deveria ser levada a um oftalmologista.

Vários casos no hospital

No dia seguinte, a menina acordou com os olhos, praticamente, colados. Ela não conseguia abri-los. O único hospital público com oftalmologista disponível era o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro. Na triagem, a moça da enfermaria já sabia do que se tratava, devido à procura crescente de casos similares.

“Ela me disse: ‘se você soubesse a quantidade de gente com esse mesmo problema gerado por essas pomadas para tranças…’”, narra Anna. A mãe foi informada de que, em média, chegam 10 pessoas por dia no hospital com cegueira temporária ou ardência nos olhos ocasionada por produtos capilares.

Na sala de espera para atendimento, a situação era visível. “Havia mais três pessoas lá dentro, dois adultos e uma criança, um menino de 3 anos. Todos com o mesmo penteado e reclamando da mesma questão”, relata.

Pomadas diferentes

Anna conversou com os demais pacientes e perguntou qual o nome da pomada que eles haviam utilizado. Ela, que já foi trancista e tem na família diversas pessoas acostumadas a fazer tranças afro, ainda não havia lidado com uma situação do tipo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia