Vacina contra Covid-19 pode auxiliar o tratamento de câncer, diz pesquisa

Foto: reprodução

Em outubro, um estudo publicado no periódico Annals of Oncology e contou com 1.537 pacientes em 23 hospitais. A equipe de pesquisadores observou uma melhor resposta à imunoterapia nos 373 indivíduos vacinados com a Coronavac.

Imunologista Christian Kurts, da Universidade de Bonn e um dos autores da pesquisa, diz que houve uma melhora significante dos pacientes.

“Além de apresentarem uma melhora mais significativa do que os pacientes não vacinados, os imunizados não tiveram os efeitos colaterais da imunoterapia com uma frequência alta”, afirma. 

A vacina de Covid-19 é eficaz para a proteção contra o coronavírus, mas pesquisadores da Alemanha e da China sugerem que ela também pode auxiliar no tratamento de câncer de nasofaringe. Essa descoberta é uma resposta ao questionamento da comunidade científica sobre os efeitos da fórmula na imunoterapia, que atua nas células defensoras do organismo de quem tem tumores.

“Nossa hipótese é que a vacinação ativa algumas células imunes que atacam o tumor”, explica a pesquisadora 

Um benefício do estudo é que pacientes de vários hospitais diferentes estiveram envolvidos nas análises. Isso aponta uma uniformidade nos resultados positivos. Mesmo assim, os dados foram coletados a partir de apenas um tipo de vacina e um tipo de câncer, de forma que estudos com outras fórmulas e tipos de tumor ainda precisam ser realizados para validar as conclusões.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia