Anvisa aprova novas regras para rótulos de medicamentos

Paula Fróes/CORREIO

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mudanças na rotulagem de medicamentos com o objetivo de tornar as informações mais claras nas embalagens, garantindo a segurança do paciente e o uso correto dos remédios.

Para os medicamentos isentos de prescrição médica, a classe terapêutica e a indicação serão destacadas na parte da frente da embalagem para facilitar a visualização pelo consumidor. Além disso, a quantidade total do medicamento também será colocada na face frontal, permitindo ao cidadão comparar preços sem prejudicar a compreensão das informações sobre o uso seguro do medicamento.

Outra mudança importante é o uso obrigatório da técnica “Tall Man Lettering” (TML) nos rótulos de medicamentos restritos ao uso em hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços de atenção domiciliar e demais unidades de saúde. Essa técnica consiste em escrever parte do nome do remédio em letras maiúsculas, minimizando erros de medicação decorrentes de trocas acidentais entre princípios ativos com fonética ou ortografia semelhantes.

Em relação aos medicamentos vendidos ao governo federal, as frases que utilizam os termos “venda sob prescrição” serão substituídas por “Uso sob prescrição” e “Uso sob prescrição e retenção de receita”.

Essas mudanças na rotulagem visam facilitar a identificação e a compreensão dos medicamentos pelos consumidores, bem como contribuir para a prevenção de erros de medicação e a segurança no uso dos remédios.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia