Usar potes plásticos no micro-ondas pode intoxicar comida, revela estudo

Imagem: reprodução

O micro-ondas é uma ferramenta útil para aquecer refeições e alimentos rapidamente. No entanto, um novo estudo da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos EUA, levantou preocupações sobre os efeitos do aquecimento de alimentos em potes plásticos no micro-ondas.

O estudo descobriu que os potes plásticos destinados a guardar alimentos, especialmente aqueles utilizados para crianças, podem liberar cerca de 2 bilhões de nanoplásticos e 4 milhões de microplásticos quando expostos ao calor do micro-ondas. Essas partículas minúsculas podem entrar nos alimentos, levantando preocupações sobre os efeitos na saúde humana.

Os efeitos do plástico no sistema digestivo humano ainda não são claros, mas os cientistas desconfiam que não são bons. Um estudo anterior descobriu que os microplásticos podem causar danos às células do sistema imunológico.

“Os plásticos se revestem com proteínas no corpo”, disse John Boland, professor de química do Trinity College Dublin. “A consequência deste comportamento ainda é uma incógnita no sistema imunológico.”

Os rins também podem ser afetados pelos microplásticos. Eles são responsáveis ​​por eliminar os resíduos do corpo, incluindo microplásticos. No entanto, os microplásticos são tão pequenos que podem passar pelos filtros dos rins e entrar na corrente sanguínea.

Embora os efeitos dos microplásticos no corpo humano ainda sejam desconhecidos, é importante tomar medidas para reduzir a exposição a esses poluentes. Uma maneira de fazer isso é evitar aquecer alimentos em potes plásticos no micro-ondas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia