Pesquisa revela quase metade dos nordestinos relata ter tido dengue

dengue
Foto: reprodução

Uma pesquisa inédita encomendada por uma biofarmacêutica sobre o atual cenário da dengue no Brasil, sob a perspectiva da população, trouxe dados significativos sobre a região Nordeste. Dos entrevistados nessa região, 48% afirmaram já ter tido dengue, e 85% conhecem alguém que enfrentou a enfermidade. Esse alto índice pode estar relacionado ao fato de a região Nordeste ser atualmente a terceira mais endêmica do país, conforme dados epidemiológicos do Ministério da Saúde. Em 2023, a região Nordeste registrou cerca de 158 mil casos e 66 mortes pela doença.

Embora 97% dos entrevistados no Nordeste acreditem que a dengue pode ser evitada, apenas 65% daqueles que já tiveram a doença afirmam ter adotado medidas preventivas em casa ou em sua rotina. Juliana Siegmann, do Instituto Ipsos, comenta sobre essa discrepância nos comportamentos de prevenção.

Além disso, 91% das pessoas acreditam que a dengue pode ser fatal, e o mesmo percentual buscaria cuidados especializados se suspeitasse estar com a doença. Entre as principais opções estão procurar um médico, marcar uma consulta ou ir a um posto de saúde.

Ao serem questionados sobre surtos de doenças recorrentes no Brasil, 70% lembraram da dengue, mas apenas 25% acreditam que o número de casos aumentou entre 2022 e 2023. Em relação às formas de contágio, 76% associam a transmissão da doença à picada do mosquito. Por outro lado, 47% não se sentem seguros quanto à possibilidade de contrair a dengue, e 67% não sabem quantas vezes uma pessoa pode contrair a doença.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de junho a 31 de julho de 2023, com 2 mil pessoas acima de 18 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, por telefone, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.”



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia