Frutas anti-inflamatórias ajudam a proteger o cérebro; veja quais

Foto: reprodução/Getty Images

Doenças inflamatórias, como infecções virais ou bacterianas, podem prejudicar as funções cerebrais. A pandemia do coronavírus é um exemplo disso, já que muitas pessoas tiveram suas funções cognitivas afetadas devido à inflamação gerada pelo vírus.

Para conter processos inflamatórios e manter a saúde em dia, é importante adotar uma alimentação anti-inflamatória, com alta ingestão de compostos antioxidantes. Frutas como açaí, cacau e abacate são boas opções para isso.

Açaí

O açaí é rico em antioxidantes, incluindo compostos fenólicos e antocianinas, que podem reduzir o acúmulo da proteína beta-amilóide, associada ao desenvolvimento de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Cacau

Os flavonóides presentes no cacau estimulam o crescimento de novas células cerebrais e previnem a morte das células já existentes. Eles também aumentam a quantidade de sangue no giro denteado, área do cérebro relacionada à memória.

Abacate

O abacate é uma fruta de alta densidade nutricional, com antioxidantes, como a vitamina E, e luteína, um carotenóide com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Misturar o abacate ao cacau pode potencializar os benefícios para o cérebro.

Para obter os benefícios das frutas anti-inflamatórias, é importante consumir pelo menos duas porções por dia. As frutas podem ser consumidas in natura, na forma de sucos, vitaminas ou smoothies.

Dicas

  • Opte por frutas frescas e orgânicas, sempre que possível.
  • Lave bem as frutas antes de consumi-las.
  • Consuma as frutas logo após a compra ou preparo.

A inclusão de frutas anti-inflamatórias na dieta é uma forma simples e eficaz de proteger o cérebro e promover a saúde geral.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia