Professores devolvem livros do Alfa e Beto

No protesto denominado ?Dia da Devolução?, cerca de 300 professores da rede municipal de ensino devolveram o material do programa Alfa e Beto, adotado pela gestão municipal. As bolsas, com média de 17 livros, foram entregues na Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico, na sede Secretaria Municipal da Educação na manhã de quinta-feira, 7. A justificativa da manifestação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB- Sindicato), é que o programa não responde a questões pedagógicas e tem textos com conteúdos racistas. O primeiro texto que chamou atenção dos educadores foi ?As bonecas de Fernanda?, contido no manual do professor ?Para ler com fluência? (veja trecho ao lado). ?Se a boneca bonita tem olhos azulados e cabelo loiro, a que não é assim é feia. Trazendo para a nossa realidade, a feia é negra e tem o cabelo crespo?, explicou a diretora de Educação da APLB Jacilene Nascimento. Leia mais no A Tarde.