Santo Antônio de Jesus: Audiência pública discute os impactos da Ponte Salvador/Ilha de Itaparica

No dia 21 de novembro foi realizado em Santo Antônio de Jesus mais uma audiência pública sobre os impactos da construção da ponte Salvador/Ilha de Itaparica na região do recôncavo. Desta vez, o evento foi proposto pelo vereador Uberdan Cardoso e contou com a presença do Secretário Estadual de Planejamento, Sérgio Gabrielli. Diversas autoridades foram convidadas para o evento e para compor a mesa representando as entidades empresariais e a classe de empresários da cidade, foi chamado o Vice-presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista, Herivaldo Neri. O evento ainda contou com a presença de muitos cidadãos, estudantes e representantes dos poderes públicos de toda a região.

Após um panorama histórico da importância histórica do recôncavo para a construção da história da Bahia e do país, o vereador Uberdan Cardoso, que também é professor de História, afirmou que a principal finalidade da audiência era a de abrir a oportunidade para a comunidade participar do processo e esclarecer as principais dúvidas. ?Pensar a ponte passou a ser uma realidade com o desenvolvimento da região e a partir dela começasse a reinvenção do recôncavo?, afirmou Uberdan.

Em sua apresentação sobre o projeto de construção da ponte, o representante do governo estadual, Sérgio Gabrielli, foi categórico em afirmar que os impactos não serão apenas para Santo Antônio de Jesus, mas também para todas as cidades contempladas com os novos investimentos do governo. Além da ponte, serão duplicadas e construídas novas vias, que tem como principal objetivo a criação final de um grande anel de integração entre todo o recôncavo e as regiões norte e sul do Estado.

Em relação aos prazos da obra, Sérgio Gabrielli explicou que os estudos de impacto ambiental já começaram e serão concluídos até o final do 1º trimestre de 2014. A previsão de início do processo licitatório é no segundo semestre do próximo ano e a expectativa é que a obra seja concluída entre 40 e 60 meses.

?A nossa expectativa é que o impacto sobre essa região seja muito grande e Santo Antônio de Jesus, que já é sede de toda a região, tenha o seu papel ainda mais reforçado com a vinda desses investimentos?, afirmou o secretário. De acordo com os primeiros estudos do governo, a região também sofrerá um forte impacto urbano e social e por isso, medidas como a audiência pública realizada são de tamanha importância para a discussão de todos os impactos: ?Temos que discutir esses projetos agora, principalmente os pontos positivos e negativos para que possamos nos precaver superando os negativos e maximizando os positivos?, disse Sérgio.

Herivaldo Neri agradeceu o convite para as Entidades Empresariais e destacou que as mesmas apoiam qualquer projeto que direcione o desenvolvimento de Santo Antônio de Jesus e das cidades vizinhas: ?Santo Antônio de Jesus, não pode fazer nada sozinha e não se pode pensar em desenvolvimento sem o fortalecimento de toda a região?, finalizou. (Aloma Brito ? ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ)