O Brasil foi o paÃs que menos cresceu na América do Sul em 2011. As taxas de expansão da economia brasileira perdem para as de outras nações emergentes, como China e Ãndia, de forma recorrente. Mas, desde 2006, o desempenho do paÃs não ficava aquém do resultado de todos os vizinhos sul-americanos, segundo estimativas recentes. O fraco desempenho do Brasil, que cresceu apenas 2,7% no ano passado, deve fazer ainda com que o paÃs fique abaixo da média de expansão da América Latina como um todo (próxima a 4%). Isso também não ocorria há cinco anos. “Estimamos que, de todos os paÃses latino-americanos, só Guatemala e El Salvador cresceram menos que o Brasil”, diz Richard Hamilton, da consultoria Business Monitor International (BMI). A desaceleração brasileira em 2011 é, em parte, explicada pela forte expansão de 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2010, que levou à alta da inflação. Isso forçou o governo a tomar medidas para esfriar a economia.( Folha)





