A escassez de chuva na zona rural de Feira de Santana ainda tem causado prejuízos para agricultores, que sobrevivem das lavouras de milho e feijão. Em decorrência da permanência do período de estiagem o Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), prorrogou decreto de ?Situação de Emergência? por mais 90 dias. Algumas medidas têm sido adotadas pela Seagri para minimizar os efeitos da seca, como a viabilização de recursos provenientes das esferas Federal e Estadual. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, a Prefeitura assinou dois convênios com a Coordenação de Defesa Civil para o fornecimento de água nos distritos mais prejudicados com o período de estiagem. ?Um dos convênios vai garantir 400 viagens de carros pipas, com capacidade de 10 mil litros, para abastecer a zona rural. Já outro convênio é para limpeza e ampliação de aguadas para o consumo animal. Nossa maior preocupação é não deixar a zona rural sofrer com a falta de água?, salienta. Ozeny Moraes informa ainda que o Governo Municipal adquiriu mais dois carros pipas para complementar a frota. ?Firmamos parceria também com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para fornecimento de água através dos carros pipas, principalmente, nos distritos de Jaguara, Bonfim de Feira e Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), que são os mais prejudicados com o período de seca?, afirma. Os distritos atingidos pelas condições climáticas são: Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Jaguara, Bonfim de Feira, Tiquaruçu, Humildes e Governador João Durval Carneiro. O decreto de número 8.556 foi publicado nesta terça-feira (20) em jornal de circulação local. (SECOM)





