Advogado do dono da boate Kiss diz que a culpa de tudo é do Corpo de Bombeiros

O advogado Jader Marques, que representa Elissandro Callegaro Spohr, um dos sócios da Boate Kiss, disse nesta quarta-feira (30/1) que o estabelecimento estava em ?plena condição? de funcionamento no momento do incêndio. Para ele, o que ocorreu na noite da tragédia foi uma ?desastrosa? operação de resgate por parte do Corpo de Bombeiros.

?Foi uma desastrosa e deficiente operação dos bombeiros. Os bombeiros estavam com máscaras devidas, estavam com equipamento? Não. Mais grave do que isso, eles próprios, se sentindo impotentes, usaram os civis [para auxiliar no resgate]?, disse em entrevista coletiva.

Marques destacou, no entanto, que vários fatores contribuíram para o episódio, além da deficiência dos bombeiros. ?Desde as autorizações, a banda [que usou os fogos], os bombeiros, não foi uma só causa, estamos diante de um fato que poderia ter acontecido em qualquer casa aqui em Santa Maria?, disse.

Na terça-feira (29), o delegado regional da Polícia Civil, Marcelo Arigony, que coordena as investigações do incêndio, disse ter certeza de que o funcionamento do estabelecimento era irregular. De acordo com ele, uma série de circunstâncias possibilita ?até a uma criança? concluir que a casa não deveria estar funcionando.

Segundo o advogado, a documentação estava em dia, e a boate tinha um Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio que comprova que o Corpo de Bombeiros foi ao local e fez vistoria. Questionado sobre a validade do documento, Marques reconheceu que estava vencido.

?O alvará venceu, mas o que isso provoca? Nenhuma consequência. Em agosto [de 2012] expirou o papel do alvará. Mas nas condições da casa não houve alteração de nada. Não houve uma sequer alteração da casa. O que havia era um problema documental.? (Tribuna da Bahia)