Implante de joia nos olhos gera discussão sobre riscos à visão

O implante de joia nos olhos, inventado na Holanda e já realizado nos Estados Unidos, gera discussão entre médicos. Alguns questionam que o produto pode causar graves riscos à visão. Para implantar o acessório, o médico faz anestesia local e realiza uma pequena incisão na conjuntiva, membrana externa transparente do olho. Por fim, insere a pequena peça de platina.

O procedimento leva de 10 a 15 minutos e o preço custa até R$ 9.300 em clínicas americanas. O Instituto de Inovação da Cirurgia Ocular de Rotterdam, na Holanda, realizou os primeiros 10 implantes e publicou um artigo, em 2003, no Journal of Cataract & Refractive Surgery, que apontava que a novidade não gerava complicações. A segurança do procedimento foi testada pelo cirurgião Emil Chynn, da Park Avenue Laser Vision Center, nos Estados Unidos.

O médico colocou um coração de 3,5 milímetros de platina em uma jovem russa. ?O risco de cegueira ou perda de visão é zero. Se não fosse assim, não poderia oferecer esse procedimento?, disse. No entanto, outros profissionais são contra a técnica e alertam sobre riscos. ?Não há evidência suficiente para apoiar a segurança ou o valor terapêutico desse procedimento?, disse o oftalmologista Phillip R. Rizzuto, secretário de comunicações da Academia Americana de Oftalmologia. Entre os possíveis problemas provocados pelo implante estão cegueira por infecção ou sangramento, hemorragia subconjuntival, perfuração do olho e conjuntivite. Informações do jornal espanhol El Mundo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia