Santoantoniense fala de resgate de homem que se jogou de ferry e nega resgate da empresa

Léo Fiuza, morador de Santo Antônio de Jesus,  que realizou o resgate de homem que se jogou do ferry-boat, afirma que a empresa Internacional Travessia não realizou resgate do passageiro em alto mar e os funcionários afirmavam a todo tempo que ação não ia de acordo com o regulamento da empresa.

“Nós questionamos a tripulação se não ia pular ninguém, se não tinha profissional habilitado para o resgate e a resposta era de que o regulamento não permitia que houvesse esse salvamento. Aí eu e outro rapaz nos colocamos a disposição para pular e eles novamente repetiram que o não era permitido e que a gente se afastasse e nesse momento eu resolvi dar a volta por trás e pular na água”, conta Fiuza.

 

Mesmo não tendo sua atitude aprovada, o passageiro Fiuza pulou e naquele momento só pensou em salvar aquele homem que já estava sem forças para reagir. “Pulei sozinho na água, mas fica esse questionamento, não tem esse profissional capacitado com competência para realizar o salvamento colocando em risco a vida dos passageiros. Que regulamento é esse que impossibilita os funcionários de salvar a vida dos passageiros”, indagou.

 

Fiuza relata a dificuldade no resgate, principalmente pela ausência de materiais para este procedimento e para elevar o corpo da vítima até o ferry foi necessário gritar por ajuda. “Eu disse, alguém me ajuda aqui que eu não vou conseguir subir com a vítima, foi aí que tripulantes pularam e me ajudaram, levantando até uma altura para que a pessoas de cima puxassem até a embarcação”, disse.

Sobre o tratamento a esta vítima na embarcação, Fiuza diz que não sabe como se deu, porque sentiu uma dor muito forte no braço e demorou a subir e acompanhar os primeiros socorros.

Leia nota da empresa:

A Internacional Travessias Salvador informa que após 20 min da saída do ferry Maria Bethânia, na viagem das 17h, sentido Salvador/Ilha de Itaparica, um passageiro pulou da embarcação, lançando-se ao mar.
 
O passageiro foi resgatado pela tripulação, levado de volta à embarcação, que retornou em seguida ao terminal São Joaquim para continuidade do atendimento em terra pela equipe do SAMU. Infelizmente, apesar de todos os esforços, o passageiro não resistiu. 
 
A empresa lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares.