
Pescadores de camarão podem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir desta terça-feira (16) em Salinas da Margarida, Itaparica e Cairu. Cerca de 3,3 mil pescadores serão comtemplados. O Blog do Valente recebeu a informação de que a CIN é exigida para que os profissionais da pesca tenham acesso ao seguro defeso, benefício concedido pelo Governo Federal durante os períodos de proibição da atividade pesqueira
Em Salinas da Margarida, o atendimento ocorre de 16 a 22 de setembro (exceto domingo, dia 21), no Colégio Estadual de Tempo Integral da cidade (antigo Colégio Juracy Magalhães), das 8h às 17h. Em Itaparica, o serviço será oferecido de 18 a 20 de setembro no Colégio Estadual de Tempo Integral Ernesto Carneiro Ribeiro, e em Cairu, de 17 a 20 de setembro no Colégio Estadual de Tempo Integral Cândido Meireles.
A iniciativa começou no dia 9 de setembro em Vera Cruz, onde 2,1 mil pescadores foram atendidos. A previsão é que mais de 22 mil pescadores de camarão de 25 municípios da Bahia emitam o documento. O projeto Pescador Cidadão é realizado pela Bahia Pesca em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Rede SAC, Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e Secretaria de Educação (SEC).
A Bahia Pesca é responsável por indicar os pescadores atendidos, não havendo atendimento por demanda espontânea. Aqueles que não tiverem sido informados devem procurar suas colônias de pesca ou associações pesqueiras.
“O Pescador Cidadão vai agilizar a emissão da CIN para todos. Vamos atender à demanda extraordinária dos pescadores, em unidades montadas temporariamente em escolas e, ao mesmo tempo, as vagas deixadas por esses profissionais da pesca nos postos e pontos SAC vão ficar disponíveis para os demais cidadãos”, explicou ao Blog do Valente o superintendente do SAC, Flávio Barbosa.



