Facebook começa a remover vídeos que contenham manipulação

O Facebook anunciou, na manhã de hoje (7), que vai começar um trabalho de remoção de vídeos em que sejam detectados graus de manipulação de sua rede social.  O objetivo da iniciativa é reduzir danos causados por deepfakes, vídeos falsos produzidos com auxílio de inteligência artificial, que misturam rostos e corpos ou fazem parecer que alguém disse algo que não disse.

Para auxiliar na eficácia da inspeção, todo vídeo na plataforma poderá ainda ser verificado por checadores de fatos independentes, que, segundo a empresa, são 55 em 45 idiomas no mundo todo. De acordo com o Facebook, alguns critérios foram estabelecidos para determinar quais conteúdos devem ser removidos da plataforma. Os vídeos serão excluídos nos seguintes casos: o conteúdo passou por uma edição com objetivo que vai além de melhorar clareza e qualidade ou se utilizou Inteligência Artificial para mesclar, substituir ou sobrepor conteúdo a um vídeo.

A rede social ainda declarou que vídeos editados para melhorar sua qualidade, paródias ou sátiras não serão afetados. Para determinar os termos dessa remoção, a empresa ouviu mais de 50 especialistas de diferentes áreas.  Além da caça por conteúdo falso, todos os vídeos presentes na plataforma podem passar por checagem de fatos. Quando algum desses conteúdos é marcado como falso, ele tem seu alcance reduzido no feed de notícias. (Olhar Digital )



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia