Contas que estão há mais de 2 anos sem uso serão excluídas pelo Google

Foto: Divulgação/Google

O Google anunciou nesta terça-feira (16) que a partir de dezembro, todas as contas inativas por mais de dois anos serão excluídas. Essa exclusão abrangerá e-mails, perfil do Google, conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube e Google Fotos.

É importante destacar que essa política de exclusão se aplicará apenas às contas pessoais e não afetará as contas de escolas, empresas ou aquelas com assinatura Google One. O objetivo dessa medida é manter a segurança e a eficiência dos serviços, incentivando os usuários a gerenciarem suas contas ativamente.

Portanto, caso possua uma conta pessoal inativa por mais de dois anos, é recomendado que tome as devidas providências para evitar a perda de informações e conteúdos vinculados a essa conta.

Conforme reportado pelo G1, a medida de exclusão de contas inativas visa fortalecer a segurança na internet. Segundo o Google, contas abandonadas têm maior probabilidade de se tornarem vulneráveis e podem ser utilizadas de forma maliciosa, como para roubo de identidade ou disseminação de spam.

Antes de realizar a exclusão definitiva, o Google adotará um processo de notificação. Durante os meses anteriores à exclusão, a empresa enviará várias notificações aos usuários para que eles possam retomar a atividade em suas contas, evitando a perda de dados importantes. Essa abordagem visa garantir que os usuários tenham oportunidades adequadas para se conscientizarem e agirem antes da exclusão de suas contas.

Essas medidas adicionais de notificação demonstram o compromisso do Google em fornecer aos usuários a oportunidade de proteger seus dados e manter o controle sobre suas contas. Portanto, é fundamental que os usuários fiquem atentos às notificações recebidas e tomem as medidas necessárias para manter suas contas ativas e seguras.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia