Muritiba, Dom Macedo Costa e outras 45 cidades estão na lista para receber sinal 5G

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que as operadoras vencedoras do leilão do 5G vão poder solicitar o licenciamento e ativação da faixa 3,5 GHz em mais 395 cidades, a partir desta segunda-feira (18).

Com a nova decisão, o número de municípios aptos a receber o 5G aumentou para 3.678. De acordo com a Anatel, 181,3 milhões de brasileiros podem utilizar a rede, caso o serviço seja ativado pelas operadoras e as pessoas tenham smartphones compatíveis.

A decisão é do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI). Vale lembrar que a Anatel autorizou o uso da faixa de 3,5 GHz do 5G em outras 623 cidades em novembro de 2023.

É importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Esse anúncio do GAISPI se baseia no Edital do 5G e abrange os municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (Siga Antenado) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita da banda C satelital para a banda Ku.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia