UNEB abre vagas de ingresso através do histórico escolar e ENEM; saiba os detalhes

Foto: reprodução

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vai abrir inscrições, entre os dias 16 e 18 de agosto, para o Processo Seletivo Especial para ingresso em Cursos de Graduação, para o período do semestre letivo 2023.2.

O Programa do Valente conversou com Gabriela Pimentel, pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da insituição. “Essa forma de ingresso que a gente chama adicional é para preenchimento de nossas vagas remanescentes, as vagas que não foram preenchidas com as vagas do vestibular e do SISU serão preenchidas por meio deste processo especial”.

A pró-reitora também contou que os candidatos vão poder escolher tanto Campus, como o curso que deseja curso. “Ele que vai escolher. Lá vai está escrito o curso e nome do lugar. Ele escolhe para qual curso se candidatar. Tem também a opção de optantes por cota”.

“É importante o candidato olhar qual a sua melhor nota. Se a melhor nota dele é pelo histórico, então, ele vai concorrer com as notas do histórico, caso a melhor nota for do ENEM, ele lança as notas do boletim do ENEM”, completou Gabriela.

Serão oferecidas 1.317 vagas nas modalidades presencial e EaD, destinadas aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou curso equivalente.

As inscrições serão realizadas única e exclusivamente no endereço eletrônico inscricao.uneb.br/processoespecial2023. Os candidatos deverão enviar as documentações exigidas no edital de seleção.

Decisão histórica

A forma de ingresso na UNEB é uma decisão inédita da universidade, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição em junho deste ano e publicada por meio da Resolução 1.587/2023 no dia 30 do mesmo mês.

Na resolução, passam a ser adotados para ingresso na universidade, além do Vestibular e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), os resultados do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou seu desempenho no ensino médio comprovado no histórico escolar.

“Essa deliberação, chancelada pelo voto unânime do Consu, atende uma das prioridades da nossa gestão, que é a de buscarmos soluções para o grave problema da redução crescente no acesso aos cursos de graduação, agravada com a pandemia da Covid-19”, afirma a reitora Adriana Marmori, destacando que, com os novos mecanismos adicionais de ingresso, “estamos ampliando as oportunidades para estudantes, jovens e adultos, que almejam ingressar nesta grande universidade pública, popular e inclusiva”.

Pimentel, ressalta a relevância social e acadêmica das novas modalidades para ingresso na instituição: “Essa medida representa importante avanço na política institucional da UNEB, com a ampliação das oportunidades de acesso, inclusão social e realização do sonho de conquistar uma carreira acadêmica, para centenas de estudantes, em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Assista ao Programa do Valente desta segunda-feira (14): 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia