Inscrições para o Concurso Público Unificado terminam sexta-feira

Foto: Helena Dornelas

Com a disponibilidade de 6.640 posições distribuídas entre 21 órgãos federais, o período de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está prestes a encerrar, finalizando nesta sexta-feira (9). Durante os últimos 20 dias, mais de 1,5 milhão de candidatos optaram por uma ou mais carreiras dentro dos oito editais lançados, agrupados em blocos temáticos.

Este é o primeiro concurso público conduzido pelo governo federal que permite aos candidatos concorrerem a múltiplos cargos em diferentes órgãos, de acordo com suas preferências, ao pagar apenas uma taxa de inscrição. Para isso, é necessário selecionar o bloco temático desejado e o nível de escolaridade pretendido, com taxas de inscrição de R$ 90 para vagas de ensino superior e R$ 60 para concorrentes de nível médio.

Isenção de taxas O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo processo seletivo, informou que mais de 90% dos pedidos de isenção das taxas de inscrição foram deferidos. Isso significa que mais de 600 mil candidatos, incluindo aqueles no Cadastro Único (CadÚnico), bolsistas do ProUni, financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e doadores de medula óssea, terão a oportunidade de concorrer sem custos.

Para aqueles que não tiveram seus pedidos de isenção aprovados, ainda é possível efetuar o pagamento da taxa durante esses últimos dias de inscrição e participar do concurso. Todo o processo de inscrição é conduzido pela página da Cesgranrio, a instituição responsável pela realização do processo seletivo, utilizando a conta gov.br.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia